4. UMA NOITE DELICIOSA PARA COMER PUDIM

Noite Comer Pudim

Arte: Leandro Iozzi

Por Léo Castelo Branco

Resenhar sobre grandes clássicos da literatura pode ser uma tarefa das mais complicadas. Agora, escrever sobre o novo é ainda mais complicado, afinal, você nunca sabe o que esperar de um escriba em seu primeiro livro. Tentei não esperar nada do Raul, mas como já trabalhei com ele e conheço um pouco do seu estilo, entrei de cabeça e, mesmo assim, me surpreendi.

Acredito que uma paranoia recorrente que persegue o resenhista é o medo de falar de mais ou de menos. Portanto, pretendo ser direto em minha análise. Chegou em minha mãos o conto “Uma noite deliciosa para comer pudim”, li aquela peça em alguns minutos e ao terminar me peguei pensando em todas as letras por onde meus olhos haviam viajado segundos atrás.

O texto de Raul tem esse poder de surpreender a cada um ou dois parágrafos, algo que acredito que ele tenha aprendido em publicidade. E os diálogos? São a espinha dorsal do texto que age como uma espécie de potencializador da curiosidade alheia.

No conto o personagem Jáder, um típico cidadão ribeirão pretano recebe a visita de Camila que não se recorda quem seja. E o pior: ela não conta o motivo de sua chegada, apenas diz que veio por Lolla, outra pessoa que Jáder também não lembra, por mais que esforce o seu cérebro para que isso aconteça.

O texto e o mistério transcorrem com imagens de uma Ribeirão Preta que eu vivi, inclusive a faculdade que estudei a UNAERP, fatos esses que me envolveram em uma nostalgia gostosa. Mesmo quem não conhece a cidade vai embarcar facilmente no mundo criado por Raul Otuzi, suas palavras e amor com que fala da cidade tornam a experiência palpável até para o mais leigo dos leitores.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s